FORMAÇÃO GERAL XVI


A forma como a escola trata meninos e meninas pode contribuir com as diferenças de gênero propagadas em nossa sociedade. A maneira como alguns professores valorizam características de meninas e meninos favorecem para a desigualdade de gênero. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir em relação a esses incentivos a comportamentos de meninos e meninas e aponte somente os que colaboram para a diminuição da desigualdade de gênero na escola.  

 

I -  ( ) Somente meninas devem ser comportadas.

II - (   ) Meninas devem ser corajosas.

III - (  ) Meninos não podem chorar.

IV - (  ) Somente meninos devem ser fortes.

V - (  ) Meninos podem ser sensíveis.


I, II e III


II e V.


I, II, III e V.


II e IV.


I e V.

 “No campo do esforço de grupo, você verá eventos inacreditáveis, nos quais os grupos representam muito mais do que a soma de talentos individuais. Isso ocorre na sinfonia, no ballet, no teatro, nos esportes e igualmente nos negócios. É fácil de reconhecer e impossível de definir. É algo místico, pois a cooperação sozinha raramente cria isso” (HALL, 2017, p. 287).

 

HALL, L. M. Coaching de grupo e equipes: meta-coaching. 1. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2017.

 

Considerando a metodologia do Coaching de desenvolvimento de pessoas e grupos, bem como a força da soma de talentos individuais em prol do grupo, pode-se inferir: 

I. Grupos alinhados com espírito de equipe e alto nível de cooperação e colaboração possuem uma sintonia capaz de realizar grandes coisas, numa relação onde todas as partes saem ganhando.

II. Uma metodologia que tem se mostrado de grande eficiência nas organizações para a criação de grupos altamente efetivos nos negócios é o Coaching em Grupo, pois pode propiciar o desenvolvimento de negócios produtivos e lucrativos.

III. Grupos e equipes alinhadas são capazes de gerar negócios altamente eficientes, produtivos e lucrativos, que, consequentemente, influenciam na formação de indivíduos realizados.

IV. Dentre os benefícios de se aplicar e viver a metodologia do coaching, percebe-se que o crescimento do indivíduo é proporcional e sustentável à medida do crescimento do grupo, que permite a aproximação das pessoas, o alinhamento da visão, da missão e dos valores da organização, que passam a ser do indivíduo também.

V. Ao passar por um processo de Coaching em grupo, a empresa tem a oportunidade de conhecer cada membro da equipe e, a partir disso, identificar seus pontos fortes, suas forças, fraquezas e ameaças, podendo desenvolvê-lo exatamente no que ele precisa e motivá-lo estrategicamente.

 

Estão corretas as alternativas


II, III, IV e V, somente.


I, II, III e V, somente.


I, II, III e IV, somente.


III, IV e V, somente.


I, II, III, IV e V.

Alguns países europeus, como a Dinamarca e a França, enfrentaram debates nos últimos anos sobre a proibição ou não de algumas vestes de tradição muçulmana, como a burca (roupa que cobre todo o corpo e o rosto da mulher, deixando apenas uma espécie de rede nos olhos para que possa enxergar). A alegação a favor da proibição sustenta que o uso da burca em público constrange e limita o exercício da liberdade e cidadania das mulheres, que seriam coagidas por seus maridos a usarem a burca. Por outro lado, existem movimentos de reação contra essa proibição que defendem que o uso da burca se relaciona com questões de identidade das mulheres islâmicas, como simbolismo de submissão a Alá, o criador, ou ainda de marcarem visualmente suas tradições religiosas em meio a sociedades nas quais são minorias, como as europeias.Diante desse cenário, podemos afirmar que dois conceitos nos ajudam a entender esse impasse, são eles:


Economia de mercado e Etnocentrismo.


Relativismo Cultural e Reforço Positivo.


Força de trabalho e Mais-valia.


Reforço positivo e Força de Trabalho.


Etnocentrismo e Relativismo Cultural.

A expectativa de vida aumentou, decorrente disso, a juventude também se estendeu, fazendo com que os profissionais entrem mais velhos no mercado de trabalho. O Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE, instituído pela Lei n. 12.852 de 5 de agosto de 2013, visa proporcionar a promoção da autonomia política, da valorização, da promoção social, do bem-estar, do respeito à identidade e à diversidade individual e coletiva. Qual faixa etária da população é considerada jovem segundo essa Lei?


Jovens de 20 a 29 anos.


Jovens de 15 a 30 anos.


Jovens de 15 a 29 anos.


Jovens de 18 a 25 anos.


Jovens de 18 a 29 anos.

O desenvolvimento e a popularização da internet, entre o final do século XX e o início do século XXI, foram importantes para a consolidação da implementação da EaD no Brasil. De acordo com os estudos sobre o tema, considere as afirmações a seguir.

 

I - A internet, na comparação com outros veículos e tecnologias, favorece o processo de ensino-aprendizagem a distância, visto que permite que professor e alunx interajam, estando ou não online, no mesmo momento.

II - Uma das contribuições mais importantes da internet é o fato de favorecer a troca de informações entre professor e alunxs, o que não é facilitado por outros meios. Assim, é possível que o professor tenha feedback constante e melhore o processo de ensino-aprendizagem.

III - O compartilhamento de arquivos e materiais de estudo pela internet contribui para que o processo de ensino-aprendizagem seja mais dinâmico e produtivo.

IV – A relação do processo comunicativo estabelecido entre docentes e discentes, por meio da internet, assemelha-se ao observado em outros veículos, como o rádio e a TV. 

 

Assinale a alternativa correta em relação às afirmações apresentadas.


Somente I e II estão corretas.


Somente I, III e IV estão corretas.


Somente II e III estão corretas.


Somente I e III estão corretas.


Somente I, II e III estão corretas.

O combate à violência não é apenas responsabilidade do Estado. Não é somente por meio de punições, prisões entre outras maneiras coercitivas que a violência pode ser combatida. Para que isso aconteça, é necessário que a sociedade também se conscientize e assuma seu papel em defesa aos direitos da mulher. Nesse sentido, leia as alternativas abaixo e assinale aquela que corresponde a uma das maneiras pela qual essa conscientização pode ocorrer. 


A igualdade de gênero deve ser imposta pela PM. 


A igualdade de gênero deve ser discutida por médicos, que podem confirmar que homens e mulheres são igualmente capazes.


A igualdade de gênero deve ser imposta pelo Ministério Público.


A igualdade de gênero deve ser imposta pelo Serviço Social.


A igualdade de gênero deve ser trabalhada desde o período escolar, preferencialmente desde as séries iniciais.

Leio o trecho do conto A menor mulher do mundo, escrito por Clarice Lispector (1998):

 

Entre mosquitos e árvores mornas de umidade, entre as folhas ricas do verde mais preguiçoso, Marcel Petre defrontou-se com uma mulher de quarenta e cinco centímetros, madura, negra, calada. ‘Escura como um macaco’, informaria ele à imprensa, e que vivia no topo de uma árvore com seu concubino. Nos tépidos humores silvestres, que arredondam cedo as frutas e lhes dão uma quase intolerável doçura ao paladar, ela estava grávida. Ali em pé, estava, portanto, a menor mulher do mundo. Por um instante, no zumbido do calor, foi como se o francês tivesse inesperadamente chegado à conclusão última. Na certa, apenas por não ser louco, é que sua alma não desvairou nem perdeu os limites. Sentindo necessidade imediata de ordem, e dar nome ao que existe, apelidou-a de Pequena Flor. E, para conseguir classificá-la entre as realidades reconhecíveis, logo passou a recolher dados a seu respeito (LISPECTOR, 1998, p.36 )

 

LISPECTOR, C. A menor mulher do mundo. In: LISPECTOR, C. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.


O trecho relata a história de um pesquisador francês que encontrou uma mulher de baixa estatura na África Equatorial. A partir do texto e do tema da sociodiversidade é correto afirmar: 


O nome Pequena Flor dado pelo pesquisador francês é um exemplo de relativismo cultural, pois ele prioriza suas características físicas.


O conto de Clarice Lispector retrata multiculturalismo e o respeito À diversidade entre diferentes povos.


O encontro de Pequena Flor e do pesquisador francês mostra que diferentes grupos sociais atribuem compreensões semelhantes sobre um determinado fenômeno.


As relações estabelecidas a partir do contato de diferentes culturas são indubitavelmente pacíficas e harmoniosas. 


A ação de classificar uma cultura com base apenas em nosso sistema de valores, assim como faz o pesquisador no trecho destacado, pode promover visões etnocêntricas sobre grupos sociais. 

Profissão e carreira são conceitos irmãos, porém, independentes. Podemos ter a mesma profissão e trilhar carreiras bem distintas. E é muito comum que as pessoas, ao longo da vida, tenham mais de uma profissão e sigam inúmeras carreiras, que podem variar de acordo com os seus interesses e o momento de vida. A profissão é aquilo que estudamos e nos preparamos para executar, já a carreira, podemos defini-la como:


O tipo de profissão que se deseja ter após a escolha da carreira.


O tipo de atuação que se deseja ter antes da escolha da profissão.


O tipo de atuação que se deseja ter após a escolha da profissão.


O tipo de profissão que se deseja ter antes da escolha da carreira.


O tipo de atuação que se deseja ter durante a escolha da profissão.

Em todo grupo, seja de base de aprendizado ou base de trabalho, as pessoas são motivadas por suas necessidades emocionais, e ao supri-las, atendem o estímulo que buscam para progredir. Considerando essa afirmação, é correto dizer, considerando a pirâmide de necessidades de Maslow, que:

 

I. Um grupo que não proporciona efetivamente a gratificação das necessidades básicas de seus membros irá, de fato, criar problemas adicionais para seus membros.

II. As necessidades do topo da pirâmide, relacionadas ao ser, surge da necessidade de sermos quem somos,de  sermos verdadeiros com a nossa natureza, e quando satisfeitas, elas nos amadurecem e enriquecem.

III. A Hierarquia das necessidades começa com as necessidades de sobrevivência (fome, sede, sono), em seguida, temos as necessidades de segurança, depois, as necessidades sociais (amor, afeto, vinculação), por fim, as necessidades do ser (importancia, valor, honra).

IV. Se o indivíduo, por meio do grupo, não encontrar meios de satisfazer suas necessidades no ambiente organizacional, pode não conseguir se engajar totalmente com os objetivos dela, fazendo com que todos os envolvidos sejam prejudicados, pois uma pessoa insatisfeita tende a não conseguir se comprometer e produzir adequadamente.

V. Grupos funcionais e equipes autorrealizadas em suas necessidades, em troca, são capazes de empoderar cada membro da equipe, que será, de forma responsável, apoiador da capacidade do outro, e o grupo, por sua vez, se tornará, crescentemente, autogerenciado.

 

Estão corretas somente as afirmativas:


I, II, III e V.


I, II, III, IV e V.


II, III, IV e V.


I, II, III e IV.


III, IV e V.

A automação e a globalização estão mudando rapidamente o ambiente de trabalho. Essas transformações podem gerar um agravamento das tensões sociais e econômicas no mundo, e a metade do número de empregos pode ser eliminada ou radicalmente transformada nas próximas duas décadas devido à automação. Segundo o relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os mais atingidos serão:


Os profissionais menos qualificados e os mais velhos.


Os profissionais mais jovens e os mais velhos.


Os profissionais mais jovens e os homens.


Os profissionais autônomos e as mulheres.


Os profissionais mais jovens e as mulheres.

Páginas: 123456